Pesquisa personalizada

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Clareamento de Dentes nao Vitais


Passo a Passo

Antes de iniciar o tratamento leia com atenção as advertências, precauções, contra-indicações e possíveis efeitos colaterais.

  • Passo 01

    Certifique-se clínica e radiograficamente se o tratamento endodôntico está adequado. Registre a cor do dente a ser clareado através de uma escala de cor e/ou fotografia antes de iniciar o clareamento.

  • Passo 02

    Faça a abertura da câmara pulpar e limpe-a completamente, removendo todo o material restaurador.

  • Passo 03

    Remova 3-4 mm de material obturador do conduto radicular e faça um selamento cervical de aproximadamente 2mm (recomenda-se usar Ionômero de Vidro, por exemplo, Maxxion R - Dentscare, ou um cimento de fosfato de zinco). O selamento deverá estar 1 a 2 mm abaixo da margem cervical e tem o objetivo de evitar a passagem de clareador para o periodonto. O selamento cervical é uma etapa crítica do processo e deve prover um selamento perfeito.

  • Passo 04
    Prepare a pasta de Whiteness Perborato misturando 2 porções rasas de Pó (fase 1) com 1 gota de solução de Peróxido (Fase 2).

    Notas:
    1 -
    Como alternativa, a fase líquido (Peróxido a 20%) pode ser substituída por água destilada ou soro fisiológico – nesta opção, a ação do produto pode ser ligeiramente mais lenta, embora o resultado final seja o mesmo.

    2 - Caso deseje uma mistura menos viscosa utilize a proporção de 1 porção de pó para 1 porção de líquido.
    Utilize uma superfície de vidro ou plástico e uma espátula limpa para a mistura.

  • Passo 05

    Aplique Whiteness Perborato no interior da câmara pulpar prepare uma pequena bolinha achatada (ou tela) de algodão e posicione-a na cavidade sobre o clareador. Na seqüência, sele a cavidade com material restaurador. Verifique a oclusão do paciente em movimentos de protrusão e lateralidade. O contato prematuro pode fraturar a restauração provisória e/ou dente.

  • Passo 06

    Avalie o caso após 3 ou 4 dias, se necessário repita as aplicações reavaliando sempre em 3 ou 4 dias. O número de aplicações pode chegar até 8 vezes, conforme a evolução do caso.

  • Passo 07

    Avalie o caso após 3 ou 4 dias, se necessário repita as aplicações reavaliando sempre em 3 ou 4 dias. O número de aplicações pode chegar até 8 vezes, conforme a evolução do caso.

    Notas:
    1 -
    Observe sempre a evolução dos resultados após cada aplicação. Se de uma aplicação para outra os resultados não evoluírem então há evidência de que o clareamento chegou ao seu limite.

    2 - Caso não se obtenha resultados ou se a evolução do clareamento for muito lenta verifique se todo o material restaurador da câmara pulpar foi efetivamente removido. A remoção incompleta de material restaurador no interior da câmara pulpar pode evitar a ação do clareador prejudicando assim o clareamento.

  • Passo 08

    Concluído o tratamento clareador, recomenda-se aguardar, no mínimo, uma semana para realizar a restauração definitiva.

    Notas:
    1 -
    Oriente o paciente sobre a fragilidade do dente não vital em tratamento e previna eventual fratura acidental.
    2 - Para casos de dentes não vitais demasiadamente fragilizados por remoção da estrutura dental, recomenda-se a implantação de um pino de reforço intraradicular – White Post- Dentscare.

Fonte FGM

Nenhum comentário: