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sábado, 2 de agosto de 2008

Historia- Vigodent


As atividades da Vigodent S.A. tiveram inicio em maio de 1943, sob a denominação de Herman Josias S.A. que durante muitos anos atuou exclusivamente na revenda de artigos dentários, cirúrgicos e outros produtos importados. Em 1960, sob a direção do Industrial Antonio Carlos Vieira Gomes, filho do sócio fundador Sr. Joaquim Vieira Gomes, foram implementadas outras atividades, como a representação comercial de produtos fabricados no exterior e a fabricação industrial própria de diversos produtos odontológicos, o que permitiu a Empresa ampliar seu mercado e diversificar seu faturamento. Em 1982, já se posicionando com destaque no mercado brasileiro de produtos odontológicos, a sua razão social foi alterada para Vigodent S.A. Indústria e Comércio. A partir de 1995, a Vigodent passou a focar cada vez mais suas atenções, no desenvolvimento e lançamento de seus próprios produtos, com marcas próprias, investindo para isso em treinamento especializado e na infra-estrutura necessária, como laboratórios de pesquisa, modernos equipamentos de produção e sistemas de controle de qualidade de última geração. Esse esforço estratégico foi recompensado, ao permitir ampliar o atendimento ao consumidor - a classe odontológica brasileira - através de uma atrativa relação custo-benefício dos seus produtos, e primando por uma qualidade comparável a dos maiores fabricantes internacionais, o que se refletiu diretamente no crescimento das vendas e no aumento da participação no mercado nacional de produtos odontológicos.

Localizada no tradicional bairro de Bonsucesso na zona norte do Rio de Janeiro, a fábrica está situada em local de logística privilegiada, ao lado da Avenida Brasil e Linha Amarela, facilitando particularmente o acesso dos seus fornecedores e a expedição de seus produtos, tornando com isso o atendimento, aos seus clientes, mais ágil e eficiente. A fábrica dispõe de um parque industrial de aproximadamente 2.000 m², onde se encontram instalados máquinas e equipamentos de última geração que juntamente com uma equipe de funcionários qualificados para suas funções, constituem o binômio - estrutura física e capacidade técnica - indispensável para desenvolver, fabricar e controlar todos os processos necessários à garantia da qualidade dos seus produtos.

Para consolidar e fortalecer sua presença no mercado de produtos odontológicos, além da sua própria linha de produtos somada a representação no Brasil de produtos das empresas Coltene e Microbush, a Vigodent vem dando especial ênfase a dois fatores que são: uma atenção permanente ao controle e redução de custos e, uma atuante política de marketing e vendas, alicerçada em efetivas participações em Congressos Nacionais e Internacionais de Odontologia, e numa rede de vendedores e divulgadores treinados em todo território nacional. Praticando preços competitivos e boa divulgação, aliados a um elevado padrão de qualidade dos produtos e de relacionamento com clientes e consumidores, a Vigodent tem incrementado suas vendas num mercado de forte concorrência, com a presença de renomadas empresas multinacionais. O desempenho das suas vendas foi notável, especialmente nos últimos e turbulentos anos, onde alcançou a liderança nos importantes segmentos de resina e silicone no mercado nacional.

Nacionais e Internacionais de Odontologia, e numa rede de vendedores e divulgadores treinados em todo território nacional. Praticando preços competitivos e boa divulgação, aliados a um elevado padrão de qualidade dos produtos e de relacionamento com clientes e consumidores, a Vigodent tem incrementado suas vendas num mercado de forte concorrência, com a presença de renomadas empresas multinacionais. O desempenho das suas vendas foi notável, especialmente nos últimos e turbulentos anos, onde alcançou a liderança nos importantes segmentos de resina e silicone no mercado nacional.

O padrão de qualidade comprovada pelos consumidores brasileiros respaldou a iniciativa de colocação dos produtos fabricados pela Vigodent no exterior. Hoje esses produtos são encontrados em diversos países da América Central, América do Sul, Ásia, Europa e África, tais como Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Índia, Irã, Croácia, África do Sul, Bulgária, Síria, Palestina, etc.

Em Janeiro de 2007 a Vigodent, confirmando sua tradição de empresa inovadora na área de materiais odontológicos do Brasil, foi uma das 9 empresas do Rio de Janeiro, cujo projeto de P&D,I foi contemplado no primeiro Programa de Subvenção Econômica da FINEP / MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) - 2006. Através de uma parceria com a empresa M11 Consultoria, consultoria técnica que buscou atender todos os critérios de seleção da FINEP ajudando na estruturação e desenvolvimento de todo o projeto, a Vigodent teve o seu projeto aprovado na área de Nanotecnologia.

A empresa investe aproximadamente 10% do faturamento anual em P&D,I. Faz parte de sua filosofia e valores a busca incessante pela inovação em produtos e materiais que proporcionem a melhoria da saúde bucal e do sorriso das pessoas, com custo acessível e de alta qualidade ao mercado.

Com muito esforço a empresa vem desenvolvendo um bom trabalho junto às Universidades e Instituições de Pesquisa, promovendo doações para fins de pesquisa e experimentação de materiais para as cadeiras específicas de Materiais Dentários, Dentística, Prótese, Odontopediatria e Ortodontia.

A área de P&D da Vigodent conta com a participação efetiva e permanente de diversos profissionais de alta qualificação da área de odontologia, ligados às diversas universidades, entre os quais destacamos: UFSC - Professor Marcelo Chain, UFRJ – Professor Ivo Correa, entre outros.

A parceria existente entre a Vigodent e estes profissionais/entidades tem uma relação muito positiva para empresa, visto que se trata de profissionais e entidades de alto nível, com uma boa troca de informações e suporte técnico no desenvolvimento dos produtos e métodos analíticos.
Nos últimos anos, a grande estratégia da empresa tem sido o investimento na área de P&D,I o que tem feito com que ela venha conseguindo cada vez mais disputar os espaços do mercado nacional e internacional em condições de igualdade, tanto em termos de qualidade como na diversificação de sua linha de produtos, com empresas de grande porte. A empresa entende que a melhoria contínua da Qualidade de seus produtos e o lançamento de novos produtos são os principais responsáveis pelo crescimento obtido ao longo destes anos e que são fundamentais para a manutenção dos espaços ocupados e crescimento.
Além disso, através do seu Diretor de P&D,I, Antonio Carlos Vieira Gomes Filho, participa de diversas Instituições Internacionais, tais como:

IADR - International Association of Dental Research - é membro ativo, participa de todos os congressos internacionais de pesquisas odontológicas, onde se reúnem pesquisadores do mundo inteiro.

ADM – Academy of Dental Materials - é membro ativo, participa de todos os congressos internacionais sobre materiais odontológicos, onde se reúnem pesquisadores, dentistas e fabricantes de produtos odontológicos de diversos países e já apresentou diversos estudos sobre novos produtos.

IDS – International Dental Show - participa como expositor deste, que é maior congresso de odontologia do mundo, onde os maiores fabricantes de todos os países expõem seus produtos. A Vigodent possui seu próprio estande, que é representado, não só pelo seu Diretor de P&D,I como também por sua equipe internacional.

Chicago Midwinter Show - participante deste, que é maior congresso de odontologia dos Estados Unidos da América.

Journal of Dental Research - revista onde são publicadas as mais importantes pesquisas e descobertas da área de odontologia.

A relação existente entre a Diretoria de P&D,I e estas Instituições Internacionais é uma ferramenta de extrema importância para que a Vigodent se mantenha atualizada no que tange às descobertas científicas e novas tecnologias, e serve como suporte para o desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos processos, de modo que a empresa se mantenha competitiva no mercado Odontológico.

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